COMO EVITAR PROBLEMAS NA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PARA TEMPORADA
COMO EVITAR PROBLEMAS NA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PARA TEMPORADA
Com a chegada de feriados prolongados, férias e datas especiais, surgem as intenções de dar aquela viajada, então a primeira dica e não deixar nada para a última hora, especialmente a escolha do imóvel se sua opção for pela locação.
Se você é daqueles que preferem o aluguel de casa ou apartamento, deve ter atenção para as principais dicas que deixaremos aqui.
Procure dar preferência a imóveis indicados por amigos, de propriedade de conhecidos ou procure uma imobiliária idônea de sua confiança.
Evite confiar apenas em fotografias, o ideal é visitar o imóvel antes de viajar ou pedir referências a pessoas que já estiveram no local ou alugar através de uma imobiliária que tem a obrigação de te passar informações precisas sobre o imóvel ofertado à locação.
Informe-se sobre a localização do imóvel e serviços disponíveis na proximidade: padarias, farmácias, supermercados ou mesmo da praia, se for o caso.
Tenha bastante atenção com o conteúdo do contrato de locação: um contrato mal formulado dificulta ao inquilino, caso ele seja lesado pelo locador, ter seus direitos reconhecidos se, por alguma razão tiver que se socorrer do Poder Judiciário.
Guarde sempre fotos, recortes de anúncios, impressões da internet, descrições do imóvel e o próprio contrato. Esses documentos são de suma importância caso seja necessário tomar providências jurídicas ou queixas no PROCON.
Todo cuidado deve ser tomado porque são muito comuns problemas na locação por temporada.
Na maioria das vezes o negócio é feito por telefone ou pela internet. Porém, há casos em que já na chegada ao local se constata que o imóvel não passa de uma acomodação precária, diferente do que foi oferecido. O pior acontece quando, ao acreditar no “falso corretor ou dono”, após efetuar o pagamento antecipado, o inquilino não encontra o imóvel, pois este simplesmente não existe, sendo, portanto, um golpe.
Há convenções que impedem o uso da área de lazer pelos inquilinos e ainda proíbem animais. Tais restrições são legalmente discutíveis, porém devem ser analisadas antecipadamente, para que o inquilino decida se é conveniente alugar esse apartamento, pois, em busca de descanso e paz, não se concebe assumir uma discussão, que gerará desgastes, em plenas férias ou feriados.